segunda-feira, 10 de março de 2008

Viver a Quaresma com o Verbo Divino -VI

A Palavra de hoje:

Isaís 50, 4-7; Filipenses 2, 6-11; Mateus 26, 14 – 27, 66
Meditação
- Isaís 50, 4-7
A fidelidade a Deus e aos homens – à missão recebida em seu favor – faz que o Servo de Javé permaneça firme no sofrimento, na ignomínia, no aparente fracasso. Atento discípulo da Palavra de Deus, profeta e mestre de sabedoria com o povo, com a sua sorte prefigura a de Cristo, o humilde que não opôs resistência à vontade do Pai nem se subtraiu à maldade dos homens, seguro – até à hora suprema do abandono na cruz – de que o desígnio de Deus é dom de salvação que se oferece a todos (v.7; cf. Mc 15, 34 e Lc 23, 43.46).
- Mateus 26, 14 – 27, 66
A paixão de Jesus é paradoxalmente – na narração de Mateus – a paixão do Filho do homem, do Senhor da glória, do Juiz universal. Ele é o Deus-connosco, e salva-nos pelo caminho do Servo sofredor, sendo crucificado “como cordeiro conduzido ao matadouro”. Aí nos deu a prova máxima do plano de Deus que é amor. Aquele que podia ter recorrido a mais de doze legiões de anjos para livrar-se das mãos dos homens, deixa-se capturar sem resistência (26, 50b-54); cala-se diante dos “grandes” sem utilizar manifestações sobrenaturais (27, 14.19); reza três vezes humildemente ao Pai, (v.39.42.44), sofre a solidão (v.40) e partilha com os discípulos a sua tristeza de morte (v.38) e a sua debilidade da sua carne (26, 41b).
A sua morte na cruz rubrica a passagem para uma condição totalmente nova: o fim de um culto de sacrifícios, “o véu do templo rasgou-se”, (v.51) e a nova criação: a terra tremeu… e abriram-se os túmulos (v.51-52) e a plena manifestação de que o Crucificado é o Filho de Deus: o centurião e os que guardavam Jesus, muito amedrontados, disseram: de facto, este era o filho de Deus (v.54). De acordo com a perspectiva do seu evangelho, Mateus, mais que os outros evangelistas, insiste no cumprimento das Escrituras – explicitamente ou por meio de citações – para indicar que a paixão faz parte do plano salvífico de Deus.
O absurdo da humanidade, encarnada no povo eleito, é que toda a vida se espera a salvação e na hora em que ela aparece, mata-a: Vós acusastes o Santo e o Justo e exigistes que fosse agraciado para vós um assassino, enquanto fazíeis morrer o príncipe da vida (Act 3, 14-15).
Perguntas para reflexãoNo relato da Paixão segundo Mateus aparecem várias personagens secundárias:
- Qual é a atitude frente a Jesus da mulher de Betânia, de Pilatos e da sua mulher, dos soldados ao pé da cruz, de Simão de Cirene, das mulheres que seguem Jesus desde a Galileia, de José de Arimateia?
- Qual é a atitude dos discípulos?
- Como entendes a multidão que tão depressa o aclama como pede a sua morte?
- Como reagimos quando vemos alguém a sofrer injustamente?
- Estamos conscientes de que a Paixão de Cristo continua em todos aqueles que sofrem injustamente?

A Palavra converte-se em oração:
Rezar Salmo 22 (21):
Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste,rejeitando o meu lamento, o meu grito de socorro?Meu Deus, clamo por ti durante o dia e não me respondes;durante a noite, e não tenho sossego.Tu, porém, és o Santoe habitas na glória de Israel.Em ti confiaram os nossos pais;confiaram e Tu os libertaste.A ti clamaram e foram salvos;confiaram em ti e não foram confundidos.Eu, porém, sou um verme e não um homem,o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe.Todos os que me vêem escarnecem de mim;estendem os lábios e abanam a cabeça.«Confiou no Senhor, Ele que o livre;Ele que o salve, já que é seu amigo.»Na verdade, Tu me tiraste do seio materno;puseste-me em segurança ao peito de minha mãe.Pertenço-te desde o ventre materno;desde o seio de minha mãe, Tu és o meu Deus.Não te afastes de mim, porque estou atribuladoe não há quem me ajude.Rodeiam-me touros em manada;cercam-me touros ferozes de Basan.Abrem contra mim as suas fauces,como leão que despedaça e ruge.Fui derramado como água;e todos os meus ossos se desconjuntaram;o meu coração tornou-se como cerae derreteu-se dentro do meu peito.
A minha garganta secou-se como barro cozidoe a minha língua pegou-se-me ao céu da boca;reduziste-me ao pó da sepultura.Estou rodeado por matilhas de cães,envolvido por um bando de malfeitores;trespassaram as minhas mãos e os meus pés:posso contar todos os meus ossos.Eles olham para mim cheios de espanto!Repartem entre si as minhas vestese sorteiam a minha túnica.Mas Tu, Senhor, não te afastes de mim!És o meu auxílio: vem socorrer-me depressa!Livra a minha alma da espada,e, das garras dos cães, a minha vida.Salva-me da boca dos leões;livra-me dos chifres dos búfalos.Então anunciarei o teu nome aos meus irmãose te louvarei no meio da assembleia.Vós, que temeis o Senhor, louvai-o!Glorificai-o, descendentes de Jacob!Reverenciai-o, descendentes de Israel!Pois Ele não desprezou nem desdenhou a aflição do pobre,nem desviou dele a sua face;mas ouviu-o, quando lhe pediu socorro.De ti vem o meu louvor na grande assembleia;cumprirei os meus votos na presença dos teus fiéis.Os pobres comerão e serão saciados;louvarão o Senhor, os que o procuram.«Vivam para sempre os vossos corações.»Hão-de lembrar-se do Senhor e voltar-se para Eletodos os confins da terra;hão-de prostrar-se diante deletodos os povos e nações,porque ao Senhor pertence a realeza.Ele domina sobre todas as nações.
Diante dele hão-de prostrar-se todos os grandes da terra;diante dele hão-de inclinar-se todos os que descem ao póe assim deixam de viver.Uma nova geração o serviráe narrará aos vindouros as maravilhas do Senhor;ao povo que vai nascer dará a conhecer a sua justiça,contará o que Ele fez.ouÓ Pai, Deus de misericórdia e de perdão, olha com piedade os teus filhos culpados de terem pregado numa cruz o teu amado Filho.Pelo seu sangue derramado na solidão do abandono, lava todas as nossas culpas e rompe a dureza dos nossos corações, para que, purificados pelas lágrimas do arrependimento, acolhamos o dom da tua infinita compaixão, que é o único que nos pode tornar de novo inocentes.

2 comentários:

Bung Yance disse...

kae, maaf kalo saya tulis emailnya di komentar blog. sekarang kae Romo di mana? saya ikut kae punya misa syukur di Wela kali lalu dan saya ada simpan satu foto danding selama di blog: http://goloworok.blogspot.com/
kalo masih di portugal, pesiar2 ke Roma. Tabe e kae romo.

Flori Jaling disse...

Halo Frater, trims untuk komentarmu dan terima kasih juga untuk partisipasimu dalam acara thabisan saya. ayahmu yang mnginformasikan saya kalau kamu sudah di Roma. Harap kamu sehat-sehat dan setia dalam panggilan. selam ini saya tidak buka blog ini karena saking sibuknya. Kraeng tahu dari mana alamat blog ini??